quarta-feira, 23 de março de 2011

Terceira Aula

ERP - Enterprise Resource Planning

O ERP foi criado com o principal objetivo de controlar a produção. São sistemas de informação, que em um único sistema, integram todos os dados de uma organização. Possibilitam o armazenamento de todas as informações de negócios. Alguns exemplos que podem ser citados são:  Baan da SSA Global,  R/3 da SAP, PeopleSoft da Oracle,  Microsoft Dynamics, entre outros.
Os antecessores do ERP foram os MRPs (conjuntos de sistemas que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos) e o MRP II (abrangência de controles e gerenciamento).
Os ERPs foram melhorados, onde setores com uma conotação administrativa e de apoio à produção ingressaram na era da automação. São de fundamental importância pois possuem confiabilidade nos dados e informações, monitoramento em tempo real, integração entre todos os setores, mais informações sobre situação atual, melhor planejamento da empresa, planejamento total da produção, controle e possibilitam a tomada de decisões. As fases de um projeto são:
  • Fase 1:  Raio X, onde os processos e as práticas de negócio são analisados.
  • Fase 2:  Desenvolvimento. É neste momento que uma aplicação é escolhida e configurada para uma companhia.
  • Fase 3: Teste. Erros e falhas são idetificados.
  • Fase 4: Treinamento dos profissionais para saber como utilizar o sistema.
  • Fase 5: Implementação do software.
  • Fase 6: Avaliação do software, analisando o que é necessário melhorar.
Apresenta diversas vantagens, como: eliminar o uso de interfaces manuais, redução de custos, eliminar as redundâncias das atividades. Mas, também possui algumas desvantagens, como: altos custos que não comprovam custo/benefício, dependência do fornecedor do pacote, entre outros.

 ERP 2: Tem como característica principal a ênfase na colaboração comercial que utiliza a Internet. Permite que se incremente o fluxo de informações entre corporações interligando sistemas entre elas.

Fonte: Apresentação Power Point Esp. Fabrício Desbessel

Nenhum comentário:

Postar um comentário