domingo, 20 de março de 2011

Organização de Dados e papel de um SGBD

Como organizar os dados para obter informações?
Os sistemas de informação permitem lançar os dados coletados conforme os grupos aos quais estão interligados em um banco de dados. Então se observa quais as informações que se está procurando, sendo possível poder consultá-las ou alterá-las. Com a organização de dados em grupos, o sistema nos permite gerar relatórios, onde é possível analisar as informações.

Qual é o papel de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)?
Devido ao aumento de informações e dados a armazenar, ficou impossível para as empresas manipular essas informações manualmente. As bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores. Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre todo o seu negócio, tem obrigatoriamente de recorrer a sistemas de gestão de bases de dados.
Um  SGBD não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informações de um banco de dados. Implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário